RESPOSTAS SOCIAIS

SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

Resposta social que visa apoiar as pessoas e as famílias, residentes numa determinada área geográfica, na prevenção e/ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, atuar em situações de emergência.

Objetivos

  • Informar, orientar e encaminhar
  • Apoiar pessoas e famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social
  • Assegurar o acompanhamento social dos indivíduos e famílias no desenvolvimento das suas potencialidades, contribuindo para a sua autonomia, autoestima e gestão do seu projeto de vida
  • Mobilizar recursos adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional
  • Prevenir situações de exclusão
  • Dotar as pessoas e famílias dos meios e recursos que possibilitem planear a sua vida de forma organizada e autónoma.

Apoio Alimentar

Através de um protocolo com Banco Alimentar a PROSAUDESC implementa resposta social de distribuição de géneros alimentícios, contribuindo para a resolução de situações de carência alimentar de pessoas e famílias desfavorecidas.

Objetivos

  • Contribuir para a redução de situações de carência alimentar.

Apoio Domiciliário

Resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

Objetivos

  • Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias
  • Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar
  • Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais
  • Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia
  • Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes (mediante contratualização)
  • Facilitar o acesso a serviços da comunidade
  • Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

Cuidados e serviços

  • O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) deve:

    • Disponibilizar os cuidados e serviços todos os dias da semana garantindo, sempre que necessário, o apoio aos sábados, domingos e feriados
    • Prestar pelo menos quatro dos seguintes cuidados e serviços:
    • Serviços de enfermagem
    • Apoio psicológico
    • Apoio de transporte as consultas  e exames prediagnósticos
    • Cuidados de imagem
    • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica

     

  • O SAD pode, ainda, assegurar posteriormente:

    • Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes
    • Confeção de alimentos no domicílio

Centro do Dia (Brevemente)

Resposta social que presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção no seu meio social e familiar, das pessoas idosas, que precisem dos serviços prestados pelo Centro de Dia.

Objetivos

  • Assegurar a prestação de cuidados e serviços adequados à satisfação das necessidades e expectativas do utilizador
  • Prevenir situações de dependência e promover a autonomia
  • Promover as relações pessoais e entre as gerações
  • Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida
  • Contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em instituições
  • Promover estratégias de desenvolvimento da autoestima, da autonomia, da funcionalidade e da independência pessoal e social do utilizador.

Centro de atividades ocupacionais

Resposta social destinada a promover atividades para jovens e adultos, a partir dos 16 anos, com deficiência.

Objetivos

  • Criar condições que visem a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência
  • Promover estratégias de desenvolvimento de autoestima e de autonomia pessoal e social
  • Proporcionar a transição para programas de integração sócio-profissional quando aplicável
  • Assegurar a prestação de cuidados e serviços adequados às necessidades e expectativas dos utilizadores.