Ajude-nos Livros de Visitas
Apoiar

2003/2005 - Outro projecto de grande impacto nas mulheres e em toda a comunidade, também realizado em parceria com a AJPAS, mas envolvendo igualmente a Câmara Municipal de Loures, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Moscavide como Entidades financiadoras, foi a formação Ajudantes Domiciliárias.

Seleccionadas quinze mulheres de entre vinte e cinco candidatas, em situação de desemprego ou beneficiando do então Rendimento de Reinserção Social, seguiram o programa de formação durante dezasseis meses, tendo doze das formandas concluído o curso com sucesso. A maioria das Ajudantes Domiciliárias formadas ficaram integradas profissionalmente nas instituições de solidariedade social em que estagiaram e duas trabalharam com a PROSAUDESC no programa de apoio domiciliário na Urbanização Terraços da Ponte.

Esta formação foi especialmente concebida para apoiar doentes acamados, deficientes motores e portadores de VIH/SIDA e suas famílias.

A dedicação, o empenho e os resultados alcançados por essas mulheres, algumas das quais com baixa escolaridade e/ou chefes de famílias monoparentais, surpreendeu positivamente a PROSAUDESC, seus parceiros, formadores e a comunidade envolvente que acompa nhou ou beneficiou directamente dos seus serviços e profissionalismo. Depois do primeiro curso, a associação continuou a receber solicitações de outras mulheres no sentido de organizar nova acção de formação. Infelizmente, ainda não foi possível reunir os recursos financeiros para concretizar a iniciativa.